quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

RNA e DNA


RNA foi provavelmente o primeiro tipo de ácido nucleico a surgir na natureza. Sua estrutura mais simples, a diversidade de tipos, a capacidade de auto-replicação, a ação catalítica encontrada em certos RNA aponta para a condição de molécula hereditária primordial. O DNA foi na verdade uma cria do RNA de algumas células primitivas que ganharam com isso maior estabilidade e durabilidade do seu material em dupla hélice. Com essa nova invenção das células era possível aumentar consideravelmente o tamanho dos ácidos nucleicos e assim, estocar mais informações e a partir daí desencadear a síntese de um maior arsenal de proteínas que tornou o metabolismo celular mais complexo, diversificado e consequente eficiência no seu funcionamento.




Embora a ordem de surgimento das moléculas informacionais tenha sido: RNA ⇒ DNA  PROTEÍNA, sabemos que as células modernas transferem a informação biológica da forma: DNA  RNA PROTEÍNAS. Essa seqüência de eventos é considerada o DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR.



Liliane Emilia

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nucleotídios

Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídios. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:


1. Uma base nitrogenada, que pode ser uma purina (adenina ou guanina) ou uma pirimidina (citosina, timina ou uracila). 
2. Uma pentose, um glicídio, que pode ser a ribose ou a desoxirribose, dependendo do ácido nucleico que o nucleotídeo irá compor.  
3. Um grupo fosfato, uma molécula de ácido fosfórico (H3PO4) ligada à pentose.





  • Uma curiosidade: apesar de não fazer parte dos nucleotídeos que compõem os ácidos nucleicos, a cafeína, uma das drogas preferidas dos trabalhadores humanos é uma base nitrogenada do tipo purina, que atua como estimulante do sistema nervoso central. 
Por: Sarah Iryá



O que são ácidos nucléicos?

Os ácidos nucléicos são macromoléculas compostas por monômeros denominados nucleotídeos descoberto por Johan Friedrich Miescher em 1869. De um ponto de vista bioquímico, os ácidos nucléicos têm a importante função de armazenar a informação gênica de uma célula e também é capaz de formar estruturas intracelulares. O ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA) são os principais ácidos nucléicos encontrados na terra.



Por: Sarah Iryá